Fórum Brasil Imperial

Fórum dedicado a juntar o Movimento Monarquista do Brasil.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 SAR a Princesa Dona Cristina do Brasil (1955-)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luiz.EMP



Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/01/2013

MensagemAssunto: SAR a Princesa Dona Cristina do Brasil (1955-)   Qua 6 Fev 2013 - 10:53


Dona Cristina Maria Isabel (Christine Marie Elisabeth), nasceu no Castelo de Beloeil, na Bélgica, em 11 de Agosto de 1955, sendo a quarta filha do Príncipe Antoine de Ligne (1925-2005; 13º Príncipe de Ligne, a partir de 1985) e da Princesa Alix de Ligne (nascida como Princesa de Luxemburgo, em 1929). Ao nascer, ela tinha o título de Princesa de Ligne, com o tratamento de Alteza. Sua avó materna era a Grã-duquesa Charlotte de Luxemburgo (1896-1985). Assim sendo, Dona Cristina é prima de primeiro grau do atual Monarca Luxemburguês, o Grão-duque Henri (nascido em 1955). Seus padrinhos foram seu tio, Baudouin, Príncipe Hereditário de Ligne (1918-1985; 12º Príncipe de Ligne, a partir de 1960), e sua tia, a Princesa Elisabeth, Duquesa de Hohenberg (1922-2011).

Dona Cristina cresceu na Bélgica, junto com seus sete irmãos e irmãs – Michel (atual Príncipe de Ligne; n. 1951), Wauthier (n. 1952), Anne-Marie (n. 1954), Sophie (n. 1957), Antoine (n. 1959), Yolande (n. 1964).

A Princesa estudou no Internato de Estudos Franceses das Freiras Dominicanas de Froyennes, em Tournai, na Bélgica. Ao longo de sua infância e juventude, fez diversas visitas a Luxemburgo, onde visitava seus avós, tios e primos, membros das Família Grã-ducal daquele país. Dona Cristina foi para Munique, na Alemanha, para aprender a falar alemão, a fim de obter melhores resultados no baccalauréat (uma espécie de vestibular da França). Ela viajou para a Índia, com sua prima, a Princesa Marie Astrid de Luxemburgo (nascida em 1954; atual Arquiduquesa Marie Astrid da Áustria), para trabalhar ajudando as freiras da Ordem de Santa Cruz, durante seis meses, onde exercitou seus conhecimentos de enfermagem, prestando assistência social a crianças pobres. Após deixar a Índia, Dona Cristina foi para Madri, na Espanha, onde estudou Filosofia e Espanhol, por um ano. Em 1979, Dona Cristina se formou no Instituto Superior de Interpretação e Tradução de Bruxelas, trabalhando, em seguida, para o Mercado Comum Europeu. Sua Alteza Real é fluente em Francês, Inglês e Português, tendo também boas noções de Alemão e Espanhol.

Em 26 de Setembro de 1981, a Princesa Cristina de Ligne se casou com o Príncipe Dom Antônio de Orleans e Bragança (nascido em 1950), filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança (1909-1981), Chefe da Casa Imperial Brasileira, e da Princesa Maria Elizabeth da Baviera. Os noivos, primos distantes, através do Rei Dom João VI de Portugal (1767-1826), se conheceram em Munique, em 1980. A noiva passou a ser intitulada como Sua Alteza Real Princesa Dona Cristina de Orleans e Bragança. Dom Antônio e Dona Cristina vieram residir no Brasil, e tiveram quatro filhos:

  1. Sua Alteza Real Príncipe Dom Pedro Luiz Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, no Rio de Janeiro, em 12 de Janeiro de 1983. Bacharel em Administração de Empresas pelo IBMEP, Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa e Presidente de Honra da Juventude Monárquica do Brasil. Faleceu em 31 de Maio de 2009, no acidente do vôo 447, sobre as águas do Atlântico.
  2. Sua Alteza Real Princesa Dona Amélia Maria de Fátima Josefa Antônia Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida em Bruxelas, na Bélgica (registrada como cidadã brasileira), em 15 de Março de 1984. Bacharela em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Quinta na Linha de Sucessão ao Trono Brasileiro.
  3. Sua Alteza Real Príncipe Dom Rafael Antônio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orleans e Bragança, nascido no Rio de Janeiro, em 24 de Abril de 1986. Bacharel em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, desde 2010, trabalha para a AmBev. Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa. Quarto na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil.
  4. Sua Alteza Real Princesa Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Iolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeiro, em 8 de Junho de 1989. Bacharela em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, desde 2012. Sexta na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil.

Dona Cristina é Dama Grã-cruz de Justiça das Ordens de Pedro I e da Rosa, além de Dama da Real Ordem de Santa Isabel (Ordem Dinástica Portuguesa), que lhe foi conferida pela Duquesa de Bragança, em Outubro de 2012.

Sua Alteza Real reside com o marido e os filhos no Rio de Janeiro, participando de eventos ligados ao Movimento Monarquista, além de representar a Família Imperial no Brasil e no exterior. Dona Cristina trabalha no apoio a crianças com deficiência mental, que ela chama de “excepcionais”.

Texto escrito por Matheus Guimarães, Chanceler do Círculo Monárquico de São Gonçalo (RJ)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
SAR a Princesa Dona Cristina do Brasil (1955-)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] Trainee 2011: inscrições abertas
» [Brasil] Uma estranha no ninho
» [Internacional] Wikileaks: França disposta a passar a tecnologia do Rafale ao Brasil
» [Brasil] Nova empresa: TWO Aviation
» [Brasil] No corte de R$ 4,3 bi, Ministério da Defesa do Brasil preserva projetos estratégicos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Brasil Imperial :: Família Imperial e Heráldica :: Brasil-
Ir para: