Fórum Brasil Imperial

Fórum dedicado a juntar o Movimento Monarquista do Brasil.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 SAR o Príncipe Dom Alberto de Orléans e Bragança (1957-)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luiz.EMP



Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/01/2013

MensagemAssunto: SAR o Príncipe Dom Alberto de Orléans e Bragança (1957-)   Qua 6 Fev 2013 - 11:02


Dom Alberto Maria José João Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nascido em 23 de Junho de 1957, em Jundiaí do Sul, no Paraná, é o décimo filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança (1909-1981), Chefe da Casa Imperial, e da Princesa Maria Elizabeth da Baviera (1914-2011). Ao nascer, Sua Alteza Real era o nono na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil.

O Príncipe Dom Alberto passou sua infância na propriedade rural de seu pai, em Jacarezinho, no interior do Paraná. Em 1965, a Família Imperial retornou ao estado do Rio de Janeiro, onde Dom Pedro Henrique havia comprado a Fazenda Santa Maria, em Vassouras.

Dom Alberto Bacharelou-se em Direito, pela tradicional Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), em 1980, pós-graduou-se em Direito Econômico, pelo Instituto de Estudos de Direito Econômico (IDED). Foi residente junto ao escritório de Direito Norton Rose, em Londres, no Reino Unido. Sua Alteza Real é membro das Ordens dos Advogados do Brasil e de Portugal, sócio-fundador do escritório de advocacia Xavier, Bragança Advogados, no Rio de Janeiro, associado estrangeiro no departamento jurídico da Organização Marítima Internacional, uma agência da ONU, Vice-Presidente do Sub-Comitê M7 da SBL da International Bar Association do Rio de Janeiro, Vice-Chairman do Sub-Comitê Brasileiro da Seção Internacional do American Bar Association. Dom Alberto, que é Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa, é Professor de Direito Comercial da Universidade Cândido Mendes.

Mais conhecido no meio profissional como Alberto Bragança, Dom Alberto foi alcunhado, por revistas, como o “Príncipe das Fusões”. Tal alcunha se dá por Sua Alteza Real ser um dos maiores advogados de fusões e aquisições do país, tendo, entre seus clientes, o banco Bradesco e o bilionário mexicano Carlos Slim Helú. Sua Alteza Real também está a frente do mais antigo processo ainda aberto da Justiça Brasileira, o da Família Imperial, iniciado pela Princesa Dona Isabel e pelo Conde d’Eu, contra o Governo Brasileiro, pelo roubo do Paço Isabel, atual Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.

Em 23 de Dezembro de 1982, Dom Alberto renunciou, para si e para todos os seus futuros descendentes, aos direitos ao Trono do Brasil. Em 11 de Janeiro de 1983, ele se casou, na Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, com a paisagista Maritza Ribas Bokel (nascida no Rio de Janeiro, em 29 de Abril de 1961), filha do Dr. Jaddo Barbosa Bokel e da Sra. Marisa Ribas Bokel. A noiva, descendente de famílias da Nobreza Brasileira, passou a ser intitulada como Sua Alteza Real Princesa Dona Maritza de Orleans e Bragança. O casal teve quatro filhos:

  1. Sua Alteza Real Príncipe Dom Pedro Alberto Maria José Francisco Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, nascido no Rio de Janeiro, em 31 de Maio de 1988. Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa.
  2. Sua Alteza Real Princesa Dona Maria Beatriz Isabel Guilhermina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeiro, em 27 de Julho de 1990.
  3. Sua Alteza Real Princesa Dona Ana Thereza Maria Francisca Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida em 24 de Abril de 1995.
  4. Sua Alteza Real Príncipe Dom Antônio Alberto Maria José Henrique Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, nascido no Rio de Janeiro, em 28 de Maio de 1997. Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa.

Sua Alteza Real reside com a família no Rio de Janeiro.

Texto escrito por Matheus Guimarães, Chanceler do Círculo Monárquico de São Gonçalo (RJ)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
SAR o Príncipe Dom Alberto de Orléans e Bragança (1957-)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Parabéns Alberto.
» Feliz Aniversário Alberto!!!
» Parabéns alberto
» [FS9] Vaasa - Stocolmo
» [FSX] SBPA and Varig

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Brasil Imperial :: Família Imperial e Heráldica :: Brasil-
Ir para: