Fórum Brasil Imperial

Fórum dedicado a juntar o Movimento Monarquista do Brasil.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 SAR o Príncipe Dom Antônio do Brasil (1950-)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luiz.EMP



Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/01/2013

MensagemAssunto: SAR o Príncipe Dom Antônio do Brasil (1950-)   Ter 5 Fev 2013 - 19:28


Dom Antônio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nascido em 24 de Junho de 1950, em Petrópolis, é o sétimo filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança (1909-1981), Chefe da Casa Imperial do Brasil, e da Princesa Maria Elizabeth da Baviera (1914-2011). Ao nascer, Sua Alteza Real era o sétimo na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil. Seus padrinhos foram o Arquiduque Georg da Áustria, Príncipe da Toscana (pai da Arquiduquesa Walburga, esposa de Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança; 1905-1952), e sua tia, a Princesa Eleonore da Baviera (1918-2009).

Em 1951, Dom Antônio foi com os pais e os irmãos para o interior do Paraná, onde Dom Pedro Henrique havia comprado uma propriedade rural. Em 1965, a Família Imperial retornou ao Rio de Janeiro, quando Dom Pedro Henrique adquiriu a Fazenda Santa Maria, em Vassouras.

O Príncipe concluiu seus estudos secundários em Vassouras. Em 1976, ele se formou em Engenharia Civil, na área de Projetos de Grandes Estruturas, pela Universidade de Barra do Piraí (atual UGB), ligada ao complexo da Companhia Siderúrgica Nacional. Sua Alteza Real fez estágio Erlangen, na Alemanha. Aquarelista de renome, Dom Antônio é bastante conhecido nessa área. Em 1999, ele realizou uma exposição, “A Herança Portuguesa no Brasil Colonial”, em Portugal. Seus trabalhos também já foram expostos em Petrópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Joinville.

Em 26 de Setembro de 1981, Dom Antônio se casou com Sua Alteza Princesa Cristina de Ligne (nascida no Castelo de Beloeil, na Bélgica, em 11 de Agosto de 1955), filha do Príncipe Antoine de Ligne (1925-2005) e da Princesa Alix de Luxemburgo (nascida em 1929). O casamento foi realizado pelo núncio apostólico de Bruxelas, sobre as benções do Papa João Paulo II (1920-2005). A noiva passou a usar o título de Sua Alteza Real Princesa Dona Cristina de Orleans e Bragança. O casal teve quatro filhos:

  1. Sua Alteza Real Príncipe Dom Pedro Luiz Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, no Rio de Janeiro, em 12 de Janeiro de 1983. Bacharel em Administração de Empresas pelo IBMEP, Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa e Presidente de Honra da Juventude Monárquica do Brasil. Faleceu em 31 de Maio de 2009, no acidente do vôo 447, sobre as águas do Oceano Atlântico.
  2. Sua Alteza Real Princesa Dona Amélia Maria de Fátima Josefa Antônia Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida em Bruxelas, na Bélgica (registrada como cidadã brasileira), em 15 de Março de 1984. Bacharela em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Quinta na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil.
  3. Sua Alteza Real Príncipe Dom Rafael Antônio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orleans e Bragança, nascido no Rio de Janeiro, em 24 de Abril de 1986. Bacharel em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, desde 2010, trabalha para a AmBev. Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa. Quarto na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil.
  4. Sua Alteza Real Princesa Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Iolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeiro, em 8 de Junho de 1989. Bacharela em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, desde 2012. Sexta na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil.

Dom Antônio é Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa, da Ordem Constantiniana de São Jorge (da Casa Real das Duas Sicílias), e Cavaleiro da Ordem Soberana de Malta.

Sua Alteza Real, terceiro na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil, participa regularmente de atividades ligadas ao Movimento Monarquista, além de conceder entrevistas e representar a Família Imperial em eventos no Brasil e no exterior.

O Príncipe reside com sua família no Rio de Janeiro.

Texto escrito por Matheus Guimarães, Chanceler do Círculo Monárquico de São Gonçalo (RJ)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
SAR o Príncipe Dom Antônio do Brasil (1950-)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] Avião da FAB tem acidente sem feridos na Antártica
» [Brasil] Trainee 2011: inscrições abertas
» [Brasil] Uma estranha no ninho
» [Internacional] Wikileaks: França disposta a passar a tecnologia do Rafale ao Brasil
» [Brasil] Nova empresa: TWO Aviation

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Brasil Imperial :: Família Imperial e Heráldica :: Brasil-
Ir para: