Fórum Brasil Imperial

Fórum dedicado a juntar o Movimento Monarquista do Brasil.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 SAR o Príncipe Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança (1945-)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luiz.EMP



Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/01/2013

MensagemAssunto: SAR o Príncipe Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança (1945-)   Ter 5 Fev 2013 - 19:01


Dom Pedro de Alcântara Henrique Maria Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nascido em Petrópolis, no dia 1 de Dezembro de 1945, é o quinto filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança (1909-1981), Chefe da Casa Imperial do Brasil, e da Princesa Maria Elizabeth da Baviera (1914-2011). Ao nascer, Dom Pedro de Alcântara era o quinto na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil. Sua Alteza Real foi o primeiro membro da Família Imperial a nascer no Brasil desde o nascimento do seu avô, o Príncipe Dom Luiz Maria, em 26 de Janeiro de 1878, 67 anos antes.

Tendo nascido em Petrópolis, o Príncipe logo se mudou com os pais e os irmãos para o Rio de Janeiro, onde a Família Imperial viveu no bairro de Santa Teresa. Em 1951, a Família se mudou novamente, dessa vez para o interior do Paraná, onde Dom Pedro Henrique havia comprado uma fazenda.

Dom Pedro de Alcântara se formou em Economia, pelo Instituto Metodista Bennett, no Rio de Janeiro. Sua Alteza Real trabalha na iniciativa privada.

Em 28 de Dezembro de 1972, o Príncipe renunciou, para si e toda a sua futura descendência, aos direitos ao Trono do Brasil. Em 4 de Julho de 1974, Dom Pedro de Alcântara se casou com Maria de Fátima de Andrada Baptista de Oliveira Lacerda (nascida no Rio de Janeiro, em 14 de Julho de 1952), filha do Dr. Orlando de Lacerda Rocha e da Sra. Silvia Maria Andrada Baptista de Oliveira Rocha. A noiva, sobrinha-tetraneta de José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o “Patriarca da Independência, e descendentes de famílias nobres do Brasil e de Portugal, passou a ser Sua Alteza Real Princesa Dona Maria de Fátima de Orleans e Bragança, ela e Dom Pedro de Alcântara tiveram cinco filhos:

  1. Sua Alteza Real Princesa Dona Maria Pia Josefa Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeiro, em 23 de Agosto de 1975. Bacharela em Direito pela PUC-Rio. Casou-se, em 25 de Agosto de 2001, na Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro, com o Dr. Rodrigo Octávio Broglia Mendes (nascido no Rio de Janeiro, em 7 de Novembro de 1974), advogado, filho do Sr. Antonio Carlos Mendes e da Sra. Sonia Maria Broglia Mendes. O casal teve dois filhos: Sr. Antonio de Orleans e Bragança Mendes (nascido em São Paulo, em 21 de Outubro de 2004) e o Sr. Pedro de Orleans e Bragança Mendes (nascido em 30 de Janeiro de 2009).
  2. Sua Alteza Real Princesa Dona Maria Carolina Josefa Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeiro, em 19 de Setembro de 1978. Bacharela em Desenho Industrial pela Universidade Cândido Mendes. Casou-se na Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, em 2 de Dezembro de 2002, com o Sr. Nuno Carvalho Moreira (nascido no Rio de Janeiro, em 20 de Setembro de 1974), empresário, filho de Sua Excelência o Senhor César de Faria Domingues Moreira, alguma vezes Senador da República, Embaixador do Brasil na Noruega e na Islândia, e da Sra. Maria Guadalupe Carvalho Moreira. O casal teve dois filhos: Sr. Joaquim de Orleans e Bragança Moreira (nascido em 13 de Abril de 2008) e a Srta. Maria Sofia de Orleans e Bragança Moreira (nascida em 10 de Outubro de 2010).
  3. Sua Alteza Real Príncipe Dom Gabriel Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, nascido no Rio de Janeiro, em 1 de Dezembro de 1980. Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa. Casou-se, em 19 de Julho de 2009, na Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, com a advogada Luciana de Souza Guaspari (nascida em 14 de Setembro de 1981). A noiva passou a ser intitulada como Sua Alteza Real Princesa Dona Luciana de Orleans e Bragança. O casal espera seu primeiro filho para os primeiros meses de 2013.
  4. Sua Alteza Real Princesa Dona Maria de Fátima Josefa Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeiro, em 13 de Maio de 1988.
  5. Sua Alteza Real Princesa Dona Maria Manuela Josefa Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeiro, em 26 de Maio de 1989.

Sua Alteza Real é Cavaleiro Grã-cruz das Ordens Imperiais de Pedro I e da Rosa.

O Príncipe Dom Pedro de Alcântara reside com sua família no Rio de Janeiro.

Texto escrito por Matheus Guimarães, Chanceler do Círculo Monárquico de São Gonçalo (RJ)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
SAR o Príncipe Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança (1945-)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] Veículo Lançador de Satélites (VLS) chega em Alcântara para testes em nova torre.
» Parabéns Pedro Felipe
» Emissão Dom Pedro II com Legenda
» Base Aerea Naval de São Pedro da Aldeia(SBES) + bonus.
» LEILÃO DOCUMENTO ASSINADO POR DOM PEDRO II

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Brasil Imperial :: Família Imperial e Heráldica :: Brasil-
Ir para: