Fórum Brasil Imperial

Fórum dedicado a juntar o Movimento Monarquista do Brasil.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 SAIR Dom Bertrand, Príncipe Imperial do Brasil (1941-)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luiz.EMP



Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/01/2013

MensagemAssunto: SAIR Dom Bertrand, Príncipe Imperial do Brasil (1941-)   Ter 5 Fev 2013 - 16:15


Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga nasceu em 2 de Fevereiro de 1941, em Mandelieu, na França, onde a Família Imperial estava exilada, após o Golpe da Proclamação da República. Ele foi o terceiro filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança (1909-1981), Chefe da Casa Imperial do Brasil, e da Princesa Maria Elizabeth da Baviera (1914-2011). Seus padrinhos foram seu tio-avô, o Príncipe Januário das Duas Sicílias (1882-1944), e sua tia, a Princesa Dona Pia Maria de Orleans e Bragança (futura Condessa de Nicolay; 1913-2000). Ao nascer, Dom Bertrand era o quarto na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil.

Em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, Dom Bertrand veio com os pais e os irmãos – Dom Luiz, Dom Eudes e Dona Isabel – para o Brasil, onde, inicialmente, se estabeleceram em Petrópolis, indo depois para o Rio de Janeiro. Em 1951, Dom Pedro Henrique comprou uma fazenda no interior do Paraná, onde foi viver com sua família. Mais sete irmãos e irmãs nasceram no Brasil: Dom Pedro de Alcântara, Dom Fernando, Dom Antônio, Dona Eleonora, Dom Francisco, Dom Alberto, e as gêmeas, Dona Maria Teresa e Dona Maria Gabriela.

Dom Bertrand iniciou seus estudos ainda no Paraná, indo depois para o tradicional Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. O Príncipe cursou direito na Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo, onde se formou em 1964. Ele também é reservista da Força Aérea Brasileira.

Com a ascensão de seu irmão, o Príncipe Dom Luiz, solteiro e sem filhos, à Chefia da Casa Imperial do Brasil, no dia 5 de Julho de 1981, Dom Bertrand, em virtude da renúncia do Príncipe Dom Eudes, em 1966, tornou-se o segundo na Linha de Sucessão ao Trono Brasileiro, assumindo o título de Príncipe Imperial.

Extremamente dedicado à Causa Monárquica, o Príncipe Imperial já viajou por todo o Brasil e pelo mundo, participando de encontros, dando palestras, concedendo entrevistas e difundindo os ideais Monárquicos entre pessoas de todas as idades e classes sociais. Atualmente, ele vive em São Paulo, com seu irmão, o Chefe da Casa Imperial.

Texto escrito por Matheus Guimarães, Chanceler do Círculo Monárquico de São Gonçalo (RJ)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
SAIR Dom Bertrand, Príncipe Imperial do Brasil (1941-)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] FX-2: Decisão sobre caças pode sair este ano
» [Brasil] Trainee 2011: inscrições abertas
» [Brasil] Uma estranha no ninho
» [Internacional] Wikileaks: França disposta a passar a tecnologia do Rafale ao Brasil
» [Brasil] Nova empresa: TWO Aviation

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Brasil Imperial :: Família Imperial e Heráldica :: Brasil-
Ir para: