Fórum Brasil Imperial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Brasil Imperial

Fórum dedicado a juntar o Movimento Monarquista do Brasil.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 SAR o Príncipe Dom Eudes de Orléans e Bragança (1939-)

Ir para baixo 
AutorMensagem
Luiz.EMP




Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/01/2013

SAR o Príncipe Dom Eudes de Orléans e Bragança (1939-) Empty
MensagemAssunto: SAR o Príncipe Dom Eudes de Orléans e Bragança (1939-)   SAR o Príncipe Dom Eudes de Orléans e Bragança (1939-) EmptyTer 5 Fev 2013 - 16:01

SAR o Príncipe Dom Eudes de Orléans e Bragança (1939-) 69634_328933253878823_1109524422_n

Dom Eudes Maria Rainier Pedro José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nascido em Mandelieu, na França, em 8 de Junho de 1939, é o segundo filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança (1909-1981), Chefe da Casa Imperial, e da Princesa Maria Elizabeth da Baviera (1914-2011). Como todos os demais membros da Família Imperial, nascidos no Exílio imposto pela República, o Príncipe foi registrado como cidadão brasileiro, na Embaixada do Brasil em Paris. Ao nascer, ele era o terceiro na Linha de Sucessão ao Trono, atrás de seu irmão, o Príncipe Imperial, e de seu pai, o Chefe da Casa Imperial.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Família Imperial embarcou no navio português Serpa Pinto, rumo ao Brasil, onde, inicialmente, fixaram residência em Petrópolis, indo depois para o Rio de Janeiro. Em 1951, Dom Pedro Henrique comprou uma fazenda no interior do Paraná, para onde se mudou com a esposa e os filhos.

Dom Eudes estudou no tradicional Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. Ele ingressou na Escola Naval e na Escola de Submarinos, tornando-se um dos maiores especialistas brasileiros em submarinos. Sua Alteza Real ainda fez pós-graduação em Economia, na Fundação Getúlio Vargas, e cursou o curso superior para executivos para Cais e Navegação, na Universidade Cambridge, Reino Unido. Hoje, o Príncipe é Capitão de reserva da Marinha.

Além de fazer carreira na Marinha do Brasil, Dom Eudes também foi produtor de vinhos e diretor na indústria naval, em uma companhia de navegação e em uma corretora de valores. Sua Alteza Real foi Vice-Presidente da Federação da Câmara de Comércio Exterior e diretor de uma empresa de turismo.

Amante do golfe, o Príncipe foi um dos pioneiros do esporte no país. Ele é Presidente da Confederação Brasileira de Golfe, e membro do Real & Antigo Clube de Golfe de Santo André.

Em 3 de Junho de 1966, Dom Eudes renunciou para si, e para todas a sua futura descendência, a seus direitos ao Trono Imperial do Brasil. No dia 8 de Maio de 1967, o Príncipe se casou, em São Paulo, com Ana Maria de Moraes e Barros (nascida em São Paulo, no dia 20 de Novembro de 1945), filha do Dr. Luís de Moraes e Barros e da Sra. Maria do Carmo de Moraes e Barros. A noiva, pertencente à elite Quatrocentona de São Paulo, passou a ser intitulada como Sua Alteza Real Princesa Dona Ana Maria de Orleans e Bragança. O casal se divorciou em 22 de Março de 1976, e Dona Ana Maria se casou novamente, com Baldomero Barbará, perdendo, assim, sua condição de Princesa de Orleans e Bragança.

Em 26 de Março de 1976, o Príncipe se casou novamente, em uma cerimônia civil, com Mercedes Neves da Rocha (nascida em Petrópolis, no dia 26 de Janeiro de 1955), filha do Dr. Guy Provença Neves da Rocha e da Sra. Lia Neves da Rocha. Como foi uma união civil, a noiva não recebeu o título de Princesa de Orleans e Bragança. Durante a lua-de-mel do casal, na Jamaica, o avião em que eles viajavam se acidentou, e eles ficaram desaparecidos por quatro dias.

De seu primeiro casamento, Dom Eudes teve dois filhos:

  1. Sua Alteza Real Príncipe Dom Luiz Philippe Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, nascido no Rio de Janeiro, em 3 de Abril de 1969. Ele é Diretor de Business da AOL da América Latina, baseada em São Paulo. Dom Luiz Philippe é Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Pedro I e da Rosa. Sua Alteza Real é casado com a Princesa Dona Fernanda de Orleans e Bragança (nascida Fernanda Ferrari Miguita), com quem tem um filho, o Príncipe Dom Maximilian de Orleans e Bragança, nascido em 2012.
  2. Sua Alteza Real Princesa Dona Anna Luiza Maria Josefa Micaela Gabriela Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeiro, em 21 de Junho de 1971. Dona Anna Luiza se casou na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Indaiatuba, no dia 18 de Maio de 1996, com Paulo Ibrahim Mansour (nascido em São Paulo, no dia 5 de Fevereiro de 1962), filho do Sr. Ibrahim Mansour e da Sra. Regina Mansour. O casal teve dois filhos: Sr. Rodrigo Rui de Orleans e Bragança Mansour (nascido em São Paulo, em 19 de Julho de 1997) e o Sr. Guilherme de Orleans e Bragança Mansour (nascido em São Paulo, em 13 de Novembro de 2003).

De seu segundo casamento, Dom Eudes teve quatro filhos, que, por virtude da união civil de seus pais, não possuem os títulos de Príncipes e Princesa de Orleans e Bragança:

  1. Sr. Eudes Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, nascido no Rio de Janeiro, em 17 de Dezembro de 1977. Ele é Bacharel em Administração de Empresas. Eudes de Orleans e Bragança se casou com a arquiteta Patrícia Landau, em Março de 2008. O casal é pai de gêmeos: o Sr. Eudes de Orleans e Bragança e a Srta. Valentina de Orleans e Bragança (nascidos em 2011).
  2. Srta. Maria Francisca Josefa Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeira, em 18 de Agosto de 1979. Bacharela em Desenho Industrial, pela PUC-Rio. Casou-se, em 7 de Maio de 2005, com Sr. Bernardo Almeida Braga Ratto, filho do Sr. Gianni Ratto e da Sra. Maria do Carmo Ratto. O casal teve dois filhos: Sr. Lucas de Orleans e Bragança Ratto (nascido em 23 de Dezembro de 2007) e a Srta. Maria de Orleans e Bragança Ratto (nascida em Dezembro de 2010).
  3. Srta. Maria Antônia Josefa Micaela Gabriela Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, nascida no Rio de Janeiro, em 18 de Agosto de 1979 (gêmea da precedente). Bacharela em Arquitetura. Casou-se, em 17 de Junho de 2007, na Capela da Reitoria, no Rio de Janeiro, com o economista Eduardo Carvalho Moreira, filho do Embaixador César de Faria Domingues Moreira. O casal teve um filho: Sr. Eduardo de Orleans e Bragança Moreira (nascido em 2010).
  4. Sr. Guy Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, nascido no Rio de Janeiro, em 8 de Outubro de 1985. Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes.

O Príncipe Dom Eudes é Cavaleiro Grã-cruz das Ordens de Dom Pedro I e da Rosa, Cavaleiro Grã-cruz da Ordem Constantiniana de São Jorge (Duas Sicílias), Cavaleiro de Honra e Devoção da Soberana Ordem Militar de Malta, e Cavaleiro da Ordem de Mérito Naval “Almirante Tamandaré” (Brasil).

Sua Alteza Real reside no Rio de Janeiro.

Texto escrito por Matheus Guimarães, Chanceler do Círculo Monárquico de São Gonçalo (RJ)
Ir para o topo Ir para baixo
 
SAR o Príncipe Dom Eudes de Orléans e Bragança (1939-)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» SAR o Príncipe Dom Fernando de Orleans e Bragança (1948-)
» SAR o Príncipe Dom Alberto de Orléans e Bragança (1957-)
» SAR o Príncipe Dom Francisco de Orléans e Bragança (1955-)
» SAR o Príncipe Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança (1945-)
» SAR a Princesa Dona Maria Teresa de Orleans e Bragança (1959-)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Brasil Imperial :: Família Imperial e Heráldica :: Brasil-
Ir para: