Fórum Brasil Imperial

Fórum dedicado a juntar o Movimento Monarquista do Brasil.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 SAIR o Príncipe Dom Luiz, Chefe da Casa Imperial do Brasil (1938-)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luiz.EMP



Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/01/2013

MensagemAssunto: SAIR o Príncipe Dom Luiz, Chefe da Casa Imperial do Brasil (1938-)   Ter 5 Fev 2013 - 15:25


Dom Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nascido em Mandelieu, na França, no dia 6 de Junho de 1938, é o primogênito do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança (1909-1981), Chefe da Casa Imperial do Brasil, e da Princesa Maria Elizabeth da Baviera (1914-2011). Tendo nascido como herdeiro aparente do Chefe da Casa Imperial, Dom Luiz recebeu o título de Príncipe Imperial do Brasil, com o tratamento de Alteza Imperial e Real. Seus padrinhos foram seu tio, o Príncipe Ludwig da Baviera (1913-2008) e sua avó-paterna, a Princesa Dona Maria Pia de Orleans e Bragança (1878-1973), Princesa Imperial Viúva do Brasil. Teve poliomielite na infância, doença que o deixou com problemas de locomoção pelo resto da vida.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e do Exílio imposto pela República Brasileira, a Família Imperial pôde finalmente retornar ao Brasil, em 1945, a bordo do navio português Serpa Pinto. Os Príncipes se estabeleceram inicialmente em Petrópolis, indo depois para o Rio de Janeiro. Em 1951, Dom Pedro Henrique adquiriu uma propriedade rural em Jacarezinho, no interior do Paraná, para onde se mudou com a família.

Dom Luiz estudou no tradicional Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. Em 1967, o Príncipe Bacharelou-se em Química, pela Universidade de Munique. Durante o tempo que passou vivendo na Europa, Sua Alteza Imperial e Real esteve em contato com membros das mais diversas Casas Reais daquele continente, sendo aparentado a muitas dessas Casas.

Retornando ao Brasil, o Príncipe Imperial se instalou em São Paulo, onde assumiu o secretariado de seu pai. Com a morte deste, em 5 de Julho de 1981, Dom Luiz se tornou o Chefe da Casa Imperial do Brasil.

Graças à sua carta aberta aos Senadores e Deputados, caiu a Cláusula Pétrea, na Constituição de 1988, que impedia qualquer tipo de manifestação Monarquista. No Plebiscito de 1993, mesmo tendo sido privado do direito ao uso dos meios de comunicação, Dom Luiz coordenou seus familiares, permitindo que a Monarquia obtivesse 13% dos votos válidos.

Atualmente, Dom Luiz reside em São Paulo, junto com seu irmão e herdeiro, o Príncipe Dom Bertrand. Sua Alteza Imperial e Real participa ativamente das atividades do Movimento Monarquista, presidindo sobre Encontros e recebendo Monarquistas de todo o Brasil.

Texto escrito por Matheus Guimarães, Chanceler do Círculo Monárquico de São Gonçalo (RJ)


Última edição por Luiz.EMP em Qui 14 Fev 2013 - 8:03, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victor Britto Camello
Moderador


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/12/2012
Localização : Vitória, Espirito Santo

MensagemAssunto: Re: SAIR o Príncipe Dom Luiz, Chefe da Casa Imperial do Brasil (1938-)   Qua 6 Fev 2013 - 13:28

Salve S.A.I.R. d. Luiz!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
SAIR o Príncipe Dom Luiz, Chefe da Casa Imperial do Brasil (1938-)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Internacional] Casa de John Travolta tem Boeing e jatinho na garagem
» Faça uma casa do seu Boeing 737
» [Brasil] FX-2: Decisão sobre caças pode sair este ano
» Arquiteto constrói casa nos EUA com peças de um Boeing 747
» [Internacional] Rei Juan Carlos I da Espanha é o primeiro chefe de estado a voar no A400M da Airbus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Brasil Imperial :: Família Imperial e Heráldica :: Brasil-
Ir para: